Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Machismo

O machismo sempre existiu na sociedade. é fato que hoje em dia esse tipo de pré-conceito está perdendo um pouco o seu espaço. Mas acho difícil que em algum dia ele vá desaparecer por inteiro, pois vivemos numa sociedade que baseada muito nele. Já houve vezes, em que amigos meus foram machistas comigo; mas não de uma maneira que me ofendesse, e sinceramente, eu já esperava essa atitude pois já nos acostumamos (nós, mulheres) a ouvir coisas do tipo "isso não é coisa pra garota" ou "você vai fazer esse curso? Não vai se dá bem não, é uma area dominada por homens". Eu sou do tipo teimosa, me recuso a ouvir um não quando sei que tenho capacidade de ser bem sucedida, mesmo que não seja "coisa de garota". Ate hoje não deixei de fazer nada que eu quisesse só porque não era "coisa de menina". Afinal de contas, quem sabe o que é ou o que não é melhor pra alguém se não ele mesmo?? Desde pequena sempre tive essa visão. Foi uma coisa que nasceu comigo. Quem me conhecesse quando tinha meus 7, 8 anos não veria uma menininha bonitinha que brinca de casinha com as amiguinhas. Muito pelo contrário; eu sempre adorei quebrar bonecas, vivia correndo pra lá e pra cá, pegando ponga e pulando muro com meu primo e nem por isso me tornei uma moça "machinho" ou com algum distúrbio psicológico. Garanto que eu era muito feliz na época que não estava nem aí pro mundo.
O machismo não é um conjunto de atitudes que aparecem do nada em um ser humano; se a criança for criada por pessoas (mulher e homem) machistas, há uma imensa possibilidade de se tornar um adulto tão machista quanto. Pode ser que por isso que a juventude de hoje não é tão machista quanto a de 40 anos atrás; o fato de que as mães, avós (ou a figura feminina) de hoje tenham no passado, sofrido com o machismo, ensinam para as suas crianças que essa atitude só gera consequências negativas pra sociedade. Assim como o machismo, o feminismo extremo não é sensato. no passado ele deu mais força para a luta contra discriminação sexual mas hoje em dia ela só gera mais barreiras e empecilhos para a igualdade. A mulher tem a mesma capacidade de ser tão bem sucedida quanto o homem e reciprocamente.

Nenhum comentário: